Constituída em 2013, a LiveDrive oferece serviços de consultadoria especializada e de desenvolvimento de soluções tecnológicas, de gestão de mobilidade e frotas, concebidas à medida, bem como promove a transferência de conhecimento na área da mobilidade sustentável.

A empresa pretende tornar-se uma referência nacional e internacional, apresentando um serviço de qualidade e de elevada competência técnica, contando, para isso, com uma Equipa multidisciplinar, experiente, com provas dadas e uma Tecnologia inovadora para medir e caracterizar o mundo dos Transportes, resultado de anos de investimento em I&D.

A nossa visão passa pela busca de uma melhoria contínua, queremos estar na primeira linha em matéria de inovação e conhecimento, de forma a que os nossos clientes tenham a garantia que a LiveDrive tem sempre como missão a prestação de um serviço de excelência!

Expertise

A LiveDrive convida-o a conhecer os nossos serviços e produtos, nos campos da consultadoria especializada, desenvolvimento de soluções tecnológicas de gestão de mobilidade e frotas, concebidas à medida, assim como produtos destinados à transferência de conhecimento.

Conheça os nossos Serviços
Conheça os nossos Produtos

Equipa/Team

Reunimos um conjunto de especialistas nas áreas da gestão da mobilidade, eficiência energética em ambiental em transportes, planeamento e gestão de estacionamento, e tecnologias de informação e comunicação para enfrentar todos os desafios no campo da mobilidade sustentável.

Colaboradores

Foto de Miguel Aires

Miguel Aires

Licenciado em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico.

Ler mais
Foto de Miguel Aires

Miguel Aires

Licenciado em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico, tem sido ao longo dos últimos 25 anos um empreendedor activo. Actualmente faz parte da iTds.

Em 1985 começou o seu próprio negócio na sua área de formação, evoluindo para a industrial, na área da reciclagem de alumínio. Desde 1993 dedicou-se a iniciativas no mundo das TI, com especial foco nos últimos 10 anos em promover e investir em projectos de elevado potencial, baseados em Inovação Tecnológica nacional. O enfrentar de desafios difíceis tem sido visto como o caminho para o sucesso.

Define-se como um sonhador, que acredita que a chave para a evolução da humanidade é a imaginação, a criatividade, pois sem “sonho” considera que é andar sempre no mesmo ritmo, o que induz a uma perda contínua até à extinção. O seu gosto pela visão macro e estrutural, pela lógica, pela atenção aos pequenos grandes detalhes que podem fazer toda a diferença, pela capacidade de análises multivariadas faz dele um “arquitecto”, um observador, mentalmente estruturado.

É movido essencialmente, pela vontade própria, por fazer o que quer, logo, sempre dedicado e disponível. Aprecia a simplicidade, a tranquilidade e o sossego e é um apaixonado pela inovação, pelo desporto e pela excelência. Não é um “Yes Man” nem uma pessoa stressada ou complicada!

Miguel Aires é um “Executante”, possui a disciplina e rigor do executante e é amante do detalhe operacional.

Foto de João Matias

João Matias

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico.

Ler mais
Foto de João Matias

João Matias

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, possui uma vasta experiência como Manager em multinacionais do sector das Tecnologias de Informação, nomeadamente como Director Geral em Portugal da Informix e da Oracle. Está dedicado a iniciativas empresariais com origem em Portugal desde finais de 2005.

Iniciou a sua carreira em 1979, como professor da área de Telecomunicações e Electrónica, ainda durante esse ano ingressou na NCR Portugal. No início da década de 90 transita para a DEC Portugal tendo, em 1992, sido convidado para arrancar com o departamento comercial da COMNEXO, que deu origem ao primeiro operador privado de telecomunicações de Rede Fixa.

Em 1993 inicia a sua carreira na área do software  liderando a Informix em Portugal até 1996, ano em que assume a direcção geral da Oracle.  A partir do final de 2005 decide apoiar iniciativas empresariais, quer como investidor, quer como participante do Conselho de Administração, nomeadamente na iTds. 

Para além da sua actividade profissional participou em dois ciclos de avaliação do Ensino Superior, como elemento convidado externo à Academia, foi membro do Advisory Board do LaSIGE (unidade de I&D da FCL), especialista convidado do Europe Unlimited SA (organização europeia focada no empreendedorismo tecnológico) e participa activamente  em diversos grupos de trabalho da APDSI. Conta ainda com inúmeras participações como orador convidado em congressos e seminários sob a especialidade dos Sistemas e Tecnologias de Informação.

Foto de Sara Tomé

Sara Tomé

Mestre em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico.

Ler mais
Foto de Sara Tomé

Sara Tomé

Mestre em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, actualmente a frequentar o mestrado integrado em Engenharia Mecânica do IST, na área de Energia. É também formadora de instrutores e instrutora do ensino de condução automóvel.

Trabalhou como consultora na Occam, onde participou na organização de cursos de formação em eco-condução, auditorias energéticas e planos de mobilidade sustentável.

Instrutora de condução desde 2008 e formadora, na mesma área, desde 2009, para a ANIECA, tem vindo a participar na valorização da eco-condução como ferramenta essencial para uma condução segura e eficiente.

Fez ainda parte de projectos de investigação na área das alterações climáticas.

Consultores e especialistas externos

Foto de Gonçalo Gonçalves

Gonçalo Gonçalves

Doutor em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico.

Ler mais
Foto de Gonçalo Gonçalves

Gonçalo Gonçalves

Doutor em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico com tese de doutoramento sobre monitorização ambiental e energética de veículos movidos a combustíveis alternativos. Coordena o laboratório de transportes, energia e emissões (TEEL) onde desenvolve estudos sobre o efeito de diferentes variáveis (combustível, sistema de propulsão, o comportamento do motorista) no uso de energia e emissões.

Como palestrante convidado, dá aulas sobre "Tecnologias de Transporte" "Energia e Ambiente nos Transportes". Foi responsável pela monitorização veículos no âmbito dos projectos CUTE e Hyfleet (autocarros movidos a hidrogénio). Tem estado envolvido em projectos de I&D com várias empresas e entidades na área dos transportes: Total, BP, GALP, CP, IMT, Isidoro Duarte, Vimeca Transportes, Ford Portugal, BMW, WCA - World Cruises Agency, iTds.

Em cooperação com as empresas de transportes públicos (Rodoviária de Lisboa e a Barraqueiro Transportes) desenvolveu equipamento de monitorização e metodologias para permitir a formação de condutores durante a atividade regular.

É co-autor das patentes: Metodologia para o cálculo dos fatores de emissão específicos de combustível no sistema de combustão e Sistema de suporte do condutor para uma condução segura, económica e ecológica.

Foto de Amélia Areias

Amélia Areias

Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, é também Mestre em Estruturas.

Ler mais
Foto de Amélia Areias

Amélia Areias

Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, é também Mestre em Estruturas de Engenharia Civil e possui o diploma de estudos avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia, num programa conjunto entre Massachusetts Institute of Technology, a Universidade Técnica de Lisboa e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Colaborou com o Centro de Inovação em Transportes (CENIT) da Universidade Técnica da Catalunha e com o Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR) do IST, em vários projetos de pesquisa, principalmente na área das infra-estruturas ferroviárias.

Fez parte do departamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), onde trabalhou como representante nacional para os programas comunitários de investigação e inovação para o transporte e as áreas de Energia.

Está actualmente envolvida na elaboração do relatório do Parlamento Europeu sobre o Programa Específico de execução do Horizonte 2020, o Quadro Europeu de Investigação e Inovação para 2014-2020 e desenvolve trabalhos como assessora de políticas da Indústria, Investigação e Energia no Parlamento Europeu.

Foto de Cláudio Casimiro

Cláudio Casimiro

Mestre em Energia Ambiente, possui um MBA em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa.

Ler mais
Foto de Cláudio Casimiro

Cláudio Casimiro

Mestre em Energia Ambiente, possui um MBA em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa e uma pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento Local. É técnico reconhecido pela Direcção Geral de Energia e Geologia para a realização de auditorias energéticas em frotas de transportes (RGCEST), indústria (SGCIE) e cogeração.

Tem desenvolvido a sua actividade profissional na área da eficiência energética no domínio dos transportes e da indústria e na área das energias renováveis.

Tem participado em diversos projectos de consultoria, estudos e avaliações de projectos europeus no domínio da energia, dos transportes e do ambiente.

É perito da iniciativa de Capitalização do programa europeu INTERREG IVC e vogal nas Comissões Técnicas Portuguesas de Normalização sobre veículos eléctricos do Instituto Português de Qualidade. É secretário da Assembleia Geral da APVE – Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico.

Foto de Ana Amaro

Ana Amaro

Doutorada em Engenharia de Sistemas pela Universidade Técnica de Lisboa.

Ler mais
Foto de Ana Amaro

Ana Amaro

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa, fez o Mestrado em Pesquisa Operacional e o Doutoramento em Engenharia de Sistemas, ambos na Universidade Técnica de Lisboa.

Entre 1989 e 1993 foi responsável pelo Departamento de Análise de Dados no Centro de Pesquisa da Soporcel (empresa de pasta e papel). Desde 1993 lecciona Estatística/Análise de Dados, ao nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de Economia e Gestão.

Os seus interesses e área de especialidade residem na construção de modelos matemáticos através  da utilização de técnicas de regressão (linear e não-linear) e metodologia Box Jenkins (modelos puros e mistos).

Foto de Rogério Pacheco

Rogério Pacheco

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa.

Ler mais
Foto de Rogério Pacheco

Rogério Pacheco

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, tem também uma Pós-graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica. Actualmente exerce advocacia.

Por diversas vezes, e em períodos diferentes, exerceu funções de assessoria jurídica em gabinetes de membros do Governo, designadamente Gabinete do Primeiro Ministro, Gabinete do Ministro do Trabalho, Gabinete do Ministro das Finanças e Gabinete da Ministra da Cultura.

Exerceu funções de gestão como membro do Conselho de Administração da EMEL, Empresa Pública Municipal de Mobilidade e de Estacionamento de Lisboa, e exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Geral da ANEPE. Coordenou a equipa que elaborou os regulamentos municipais do estacionamento na cidade de Lisboa.

É formador nas áreas de Direito de Trabalho, Direito Empresarial e Direito da mobilidade urbana.

Logo IDMECLogo INESC

Protocolos Colaboração

A estratégia da Livedrive passa pelo investimento contínuo em I&I (Investigação & Inovação) como pilar essencial para a competitividade da empresa. De entre as linhas de ação para consubstanciar esta estratégia estabeleceu em 2015 Protocolos de Colaboração com duas das mais prestigiadas instituições do Sistema Científico Nacional: o IDMEC/IST e o INESD-ID.

Logo HORIZONTE 2020Logo PORTUGAL 2020

HORIZONTE 2020 e PORTUGAL 2020

A estratégia da Livedrive passa pelo investimento contínuo em I&I (Investigação & Inovação) como pilar essencial para a competitividade da empresa. Uma das linhas de ação mais críticas para consubstanciar esta estratégia é procurar o apoio dos fundos comunitários ao serviço da I&I na União Europeia, através dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, disponíveis desde o final de 2014, por 4 anos.

Parcerias

Logo de Way2Go

Way 2 Go

A WAY2GO é uma empresa de consultadoria, especializada em planeamento de transportes.

Ler mais
Logo de Way2Go

Way 2 Go

A WAY2GO é empresa de consultadoria, especializada em planeamento de transportes, vocacionada para o desenvolvimento de conceitos e soluções nos domínios do planeamento e operação de sistemas de transportes, engenharia de tráfego, segurança rodoviária e estacionamento.
Fundada em 2007, a WAY2GO integra a experiência e a capacidade técnica dos seus principais quadros e sócios, alguns com mais de 15 anos de actividade de investigação e consultoria.

Partners da empresa:

João de Abreu e Silva - Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, possui Mestrado em Planeamento Regional e Urbano e Doutoramento em Engenharia do Território no mesmo Instituto Universitário. É membro investigador do Cesur, membro especialista da Ordem dos Engenheiros, membro da International Association for Travel Behavior Research. Possui uma vasta experiência ao nível do Planeamento e Modelação de Transportes, tanto a nível académico como de consultor. Destes últimos destacam-se a construção de um conjunto de modelos aplicados à Área Metropolitana de Lisboa, publicados em revistas científicas internacionais, e que relacionam os padrões de mobilidade com a configuração urbana.

Madalena Beja - Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, com MScCivil Engineering / Transportation pela North Carolina State University, Raleigh U.S., onde desempenhou funções de Research Assistant. Posteriormente foi bolseira CESUR/IST, sob a orientação do Prof. Fernando Nunes da Silva, tendo participado no desenvolvimento de diversos projectos na área do planeamento de transportes. No período de 2000 a 2003 desempenhou funções de técnica superior no Gabinete de Estudos e Planeamento da Ferbritas, tendo, nomeadamente, integrado as equipas técnicas de avaliação do Concurso Internacional do Metro Sul do Tejo e de assessoria à Metro Mondego S.A. Entre 2003 e 2007 dirigiu a Área de Transportes da Cised Território Consultores Lda. tendo participado em vários estudos de circulação e planos de mobilidade e transportes.

Luís Caetano - Licenciado em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico, com pós-graduação em Transportes também no IST. Entre 1999 e 2002 foi membro da equipa técnica da Cised Consultores tendo participado no desenvolvimento de diversos projectos na área do planeamento de transportes. Entre Abril de 2002 e Abril de 2007 integrou os quadros da Estac, Estudos de Estacionamento e Acessibilidade Lda., como chefe de projecto, tendo coordenado e participado em diversos estudos de tráfego para entidades públicas e privadas. Destacam-se os vários projectos desenvolvidos para a Metro do Porto com o objectivo de compatibilização da circulação do Metro de superfície com a circulação rodoviária e pedonal ao longo das linhas do Metro do Porto, com recurso intensivo a técnicas e ferramentas de modelação e micro-simulação de tráfego. Integra actualmente as equipas técnicas dos Planos de Mobilidade Municipais de Aveiro e Maia, desempenhando funções de coordenação sectorial.

Logo de iTds

iTds

Criada em 2002 com foco nas aplicações de software à medida.

Ler mais
Logo de iTds

iTds

Criada em 2002 com foco nas aplicações de software à medida, a ITds rapidamente se diferenciou no mercado pela aposta forte no desenvolvimento de Tecnologia 100% nacional, investindo continuamente em I&D, essencialmente na área das plataformas de Programação Ágil, contando com o apoio do QREN I&DT e benefícios SIFIDE ao longo de uma década.

Até 2009 consolidou o XEO, uma plataforma RAD (Rapid Application Development) e a partir de então, a iTds tira partido da vasta biblioteca de Objectos de Negócio criados, avançando para a criação de Soluções Aplicacionais altamente personalizáveis.

A internacionalização começou em 2008, representando, em 2012, mais de 60% das receitas da empresa. Em 2010 a ITds apostou numa área de elevado potencial de negócio inovador: a telemetria associada aos veículos automóveis. Em parceria com o IDMEC e co-financiados pelo FAI (Fundo de Apoio à Inovação),a empresa desenvolveu, em sede de I&D e Demonstração, o i2d – intelligence to drive, que hoje constitui um dos factores diferenciadores da Livedrive, parceira privilegiada.

Logo de SUL

SUL

A SUL foi constituida em 2012, focalizada na prestação de serviços de consultadoria técnica.

Ler mais
Logo de Sul

SUL

A SUL foi constituída em 2012, focalizada na prestação de serviços de consultadoria técnica à industria de transporte marítimo e aos sectores de energia e offshore.

Para poder prestar esses serviços, a empresa conta com a experiência dos seus dois sócios fundadores, ambos Engenheiros Navais, que em conjunto acumulam 14 anos de experiência de Sociedade de Classificação, 9 anos de superintendência e 11 anos de consultadoria técnica e peritagem para as maiores seguradoras do sector marítimo a nível mundial.

Logo de Robert Stussi Mobil

Robert Stussi Mobil

Criada em 2009, a Robert Stussi Mobil é uma empresa internacional de consultoria.

Ler mais
Logo de Robert Stussi Mobil

Robert Stussi Mobil

Criada em 2009, a Robert Stussi Mobil é uma empresa internacional de consultoria. Robert Stussi é licenciado em Engenharia Civil, pelo Swiss National Institute of Technology e possui o mestrado em Planeamento pela University of British Columbia, bem como pós-graduações em planos regionais e em países emergentes. É especialista em projectos de mobilidade.

Robert Stussi é um planeador urbano e regional, especializado em política de transportes e de planeamento e mobilidade sustentável. De 1998 a 2003 foi membro da administração da Lisboa E–Nova (na altura AMERLIS); desde 1999 foi vice-presidente e desde 2005 é presidente da APVE (Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico); em 2001-2007 foi gestor dos Programas portugueses de demostração de autocarros híbridos e eléctricos; em 2003-2008, Robert Stussi foi membro do comité científico e co-organizador do MO.VE – Fórum Internacional em Mobilidade Sustentável. É, ainda, membro da administração do International Institute for Mobility Training.

Foi orador convidado e moderador em inúmeras conferências e participou em vários projectos europeus. Actualmente é membro do 14º Fórum Europeu em Eco-inovação (2013).